Uma lente de contato poderia um dia ajudar os diabéticos


Laboratórios Farmacêuticos Fazem Parceria com o Google Para Utilização de Lentes de Contato Inteligentes Para Monitorar Diabetes




As pessoas com diabetes podem monitorar seus níveis de glicose no sangue continuamente através de eletrodos implantados sob a pele, mas esse método pode prejudicar e até mesmo levar a infecções.

Os pesquisadores pensam que têm uma solução mais elegante: uma lente de contato biossensível que detecta níveis de açúcar no sangue.

A equipe, liderada pelo professor Gregory Herman, do estado de Oregon, desenvolveu um biossensor ultra-sensível que pode detectar as concentrações de glicose muito menores encontradas em lágrimas.

Uma vez colocado no olho, o dispositivo usa as lágrimas do usuário para monitorar a glicose no sangue.

Além disso, Herman acredita que a tecnologia poderia algum dia ser usada para detectar uma série de outras condições de saúde.

Como Herman explica, há muitas outras informações que podem ser monitoradas através de lágrimas: "lactato (sepse, doença hepática), dopamina (glaucoma), ureia (função renal) e proteínas (cânceres)", diz ele.

Ele espera, algum dia, usar a mesma tecnologia para detectar esses outros produtos químicos.

Por enquanto, a equipe está se concentrando em ajudar as pessoas com diabetes.

Herman acredita que o produto acabado será invisível e acessível.

"Estamos usando uma tecnologia que é muito semelhante ao que é usado para celulares", ele explica, de modo que parte deve ser barata, mas há outros custos relacionados ao desenvolvimento que precisam ser derrubados.

Em um comunicado, um outro laboratório, a Alcon, filial da Novartis, explicou que a lente é composta por um chip wireless e um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. 

O dispositivo ainda deve ser equipado com um LED que emitirá sinais sempre que houver alteração no nível de glicose.

O produto acabado transmitiria informações de glicose no sangue para um smartphone ou outro dispositivo habilitado para Bluetooth ou WiFi, relatórios Phys.org. (Pode haver uma ligação entre uma dieta sem glúten e diabetes).

Fonte:
http://www.foxnews.com
https://www.endocrino.org.br

Imagem:
http://www.clickgratis.com.br

Comentários