Coronavirus-Covid19: Como funcionam as vacinas e prevenção


Atualmente, o COVID-19 é um grande desafio para a saúde, pois médicos e pesquisadores trabalham para desenvolver medidas preventivas eficazes, como vacinas.

Até que uma vacina esteja disponível, as pessoas podem proteger a si mesmas e a outras pessoas seguindo as orientações de especialistas em saúde pública e médicos.
As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos para defender o corpo contra uma doença específica, como se a tivessem.
A chave é fazer isso sem realmente deixar a pessoa doente.
Depois que uma pessoa recebe uma vacinação, ela desenvolve imunidade à doença, o que significa que seus corpos seriam capazes de combatê-la se alguma vez tivessem exposto a ela.
Uma vacina eficaz deve estimular o sistema imunológico, mas não o impulsiona. Encontrar o equilíbrio certo entre uma vacina eficaz e uma que não cause efeitos colaterais indesejados é um desafio para todas as vacinas em desenvolvimento.
Durante uma emergência de saúde, quando a velocidade é vital, essa parte pode ser o fator mais significativo para retardar o desenvolvimento de uma nova vacina segura.
As vacinas também precisam ser seguras para diferentes grupos de pessoas, incluindo crianças pequenas, idosos, profissionais de saúde e pessoas com condições de saúde subjacentes.

Para proteger a si e aos outros do coronavírus, as pessoas podem tentar:

  • lavando frequentemente as mãos com sabão e água quente por pelo menos 20 segundos
  • usar desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool, se não for possível lavar as mãos
  • cobrindo espirros e tosse na dobra do cotovelo
  • não tocando seus rostos
  • limpar regularmente as superfícies que as pessoas tocam com frequência, como maçanetas
  • limitar ou evitar apertos de mão
  • ficar em casa se estiver doente
Fonte:

Comentários