Lockdown: Um terço da população global está sob bloqueio de coronavírus


  • À medida que o novo coronavírus continua a se espalhar, alguns países estão colocando seus cidadãos sob várias formas de bloqueio - embora esse não seja um termo técnico usado pelas autoridades de saúde pública.
  • Índia, China, França, Itália , Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido implementaram as maiores e mais restritivas quarentenas de massa do mundo.

  • Mais de 38.700 pessoas morreram e mais de 801.000 foram infectadas pelo coronavírus em todo o mundo.
  • Wuhan, China, onde o vírus apareceu pela primeira vez, está trancado por mais de seis semanas, e muitas outras cidades chinesas ainda enfrentam restrições de viagem.
  • Países ao redor do mundo estão implementando medidas para retardar a disseminação do coronavírus, das quarentenas nacionais ao fechamento das escolas.
    Mais de um terço da população do planeta está sob alguma forma de restrição. 
    A Organização Mundial da Saúde, que declarou oficialmente o surto uma pandemia , apelou a "todos os países que continuem esforços que tenham sido eficazes para limitar o número de casos e retardar a propagação do vírus".
    Embora "bloqueio" não seja um termo técnico usado pelas autoridades de saúde pública, pode se referir a qualquer coisa, desde quarentenas geográficas obrigatórias a recomendações não obrigatórias para ficar em casa, fechamento de certos tipos de negócios ou proibição de eventos e reuniões, Lindsay Wiley, professora de direito da saúde na Faculdade de Direito de Washington, disse à Vox .
    E restrições e legislações contra coronavírus já levaram a distúrbios políticos e grandes mudanças governamentais. Na segunda-feira, o parlamento húngaro deu ao primeiro-ministro Viktor Orban o poder de governar por decreto pelo tempo que entender . A "lei do coronavírus" já enfrentou uma reação da União Européia.
  • A Rússia terá uma semana paga de "estadia em casa" esta semana. Na segunda-feira, os moradores de Moscou foram obrigados a ficar em suas casas e logo precisarão de passes para seus movimentos.

  • A Rússia também fechou suas fronteiras e cancelou quaisquer vôos internacionais, exceto os que trazem russos para casa, informou a CNN International . 
    Na segunda-feira, os moradores de Moscou receberam ordens para ficar em casa - eles só podem sair para ir ao supermercado ou farmácia, tirar o lixo ou passear com seus animais a 100 metros de sua casa, de acordo com a Bloomberg . Os moradores serão monitorados. Pelo menos 27 outras regiões da Rússia seguiram o exemplo de Moscou.

  • A África do Sul entrou em um bloqueio de 21 dias na quinta-feira.


  • Apenas empresas essenciais permanecem abertas e soldados e policiais estão monitorando as ruas, informou a Al Jazeera .
    "Embora essa medida tenha um impacto considerável nos meios de subsistência das pessoas, na vida de nossa sociedade e em nossa economia, o custo humano de adiar essa ação seria muito, muito maior", disse o presidente Cyril Ramaphosa, de acordo com a Al Jazeera.
  • A Nova Zelândia promulgou uma quarentena obrigatória de 14 dias para todas as pessoas que entraram no país. O país entrou em bloqueio total na quarta-feira.


  • A Nova Zelândia entrou em um bloqueio nacional de um mês na quarta-feira, com o número de casos no país aumentando quase 50%, informou o Guardian . 
    O bloqueio será apenas parcialmente facilitado após um mês se as tendências do caso forem lentas.
    "Digo a todos os neozelandeses: o governo fará todo o possível para protegê-lo. Agora estou pedindo que você faça tudo o que puder para proteger todos nós. Kiwis - vá para casa", disse a primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern, de acordo com o Guardian.
  • A Arábia Saudita trancou sua capital e duas cidades sagradas na quarta-feira. No domingo, trancou a cidade de Jeddah.


  • A Bloomberg relata que Ridayh, e as cidades sagradas islâmicas de Meca e Medina, estão trancadas. Os residentes não terão permissão para entrar ou sair e estão sujeitos a um toque de recolher que dura mais quatro horas.
    A Arábia Saudita já suspendeu vôos internacionais e fechou mesquitas, escolas e restaurantes; também impôs um toque de recolher .
    Depois de mais quatro mortes por coronavírus, a Reuters relata que a Arábia Saudita também trancou a cidade de Jeddah no domingo.
  • A Colômbia iniciou uma quarentena em todo o país em 24 de março, com pessoas acima de 70 anos de idade que deveriam permanecer em casa até maio.


  • A quarentena deve durar 19 dias, informou a BBC .
    Uma tentativa de fuga em massa em uma prisão colombiana levou à morte de 23 reclusos, enquanto os prisioneiros realizavam protestos por problemas de aglomeração e saúde.
  • A Índia entrou em confinamento total por coronavírus por 21 dias em 24 de março.


  • O bloqueio será a maior ordem de permanência em casa até o momento, com 1,3 bilhão de distância social, informou a CNBC .
    "Para salvar a Índia e todos os indianos, haverá uma proibição total de se aventurar em suas casas", disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, segundo a CNBC .
  • O Reino Unido entrou em confinamento total com coronavírus em 23 de março.


  • O primeiro-ministro Boris Johnson disse que os cidadãos só poderão deixar suas casas para trabalho essencial, exercício e compra de alimentos ou medicamentos. Só será permitido aos cidadãos uma forma de exercício ao ar livre por dia.
    Reuniões de mais de duas pessoas - excluindo pessoas que moram juntas - serão proibidas, assim como a maioria das cerimônias que não sejam funerais.
    "A partir desta noite, devo dar ao povo britânico uma instrução muito simples - você deve ficar em casa", disse Johnson.
  • A Austrália fechou negócios não essenciais em 23 de março. Na terça-feira, o estado mais populoso do país foi submetido a um bloqueio mais rígido.


  • Na terça-feira, Nova Gales do Sul - o epicentro do surto da Austrália - foi bloqueada, informou a Reuters . Quem sai de casa "sem uma boa razão" enfrenta multas ou prisão.
    Em 24 de março, novas restrições para todo o país foram impostas após uma reunião nacional do gabinete, segundo a BBC .
    O primeiro-ministro Scott Morrison disse que queria manter as escolas australianas abertas, mas os pais poderiam manter as crianças em casa, se quisessem. 
    "Não estamos implementando bloqueios que prendem as pessoas e as confinam em suas casas", disse Morrison. "Essa não é uma medida que foi contemplada neste momento."
    Na terça-feira, Morrison anunciou mais restrições a negócios e reuniões, limitando o tamanho dos casamentos a cinco pessoas e os funerais a dez, informou a BBC .
    O governo federal disse que é seguro para os alunos frequentar a escola durante o resto do período, mas diferentes estados e territórios estão criando seus próprios planos com uma mistura de ensino a distância e instrução pessoal.
    Comunidades indígenas e cidades isoladas estão adotando seus próprios bloqueios e restringindo a entrada de pessoas de fora, informa a Bloomberg .



Comentários