SARS: O que é?


A síndrome respiratória aguda grave, ou SARS, é uma doença respiratória contagiosa e potencialmente fatal.
Ele apareceu pela primeira vez na China em novembro de 2002 e foi identificado em fevereiro de 2003.
O SARS se espalhou para mais de 24 países antes de ser contido. Desde maio de 2004, nenhum novo caso foi relatado.
De novembro de 2002 a julho de 2003, houve 8.098 casos em todo o mundo e 774 mortes.
Os Estados Unidos (EUA) assistiram a oito casos confirmados em laboratório e sem fatalidades. Todas as oito pessoas haviam viajado para áreas afetadas pela SARS.
Níveis fortes de cooperação global garantiram que a ameaça da SARS fosse tratada rapidamente, e a propagação da doença fosse efetivamente contida.
coronavírus SARS (SARS-CoV) causa SARS. Um coronavírus é uma forma comum de vírus que geralmente causa doenças do trato respiratório superior. O resfriado comum resulta de um tipo de coronavírus.
Sabe-se que seis tipos diferentes de coronavírus infectam seres humanos. Quatro deles são comuns e a maioria das pessoas experimentará pelo menos um deles em algum momento de sua vida.
Os outros dois tipos causam SARS e Síndrome Respiratória no Oriente Médio ( MERS ). Estes são menos comuns, mas muito mais mortais.
Antes do surgimento da SARS, os coronavírus não eram particularmente perigosos para os seres humanos, mas eram conhecidos por causar doenças graves em animais.
Como resultado, os cientistas pensaram primeiro que os animais transmitiam o SARS-CoV aos seres humanos. Eles agora acreditam que um vírus animal se transformou em uma nova cepa mais mortal.
Gotas de tosse e espirros e contato humano próximo provavelmente transmitem o vírus da SARS. As gotículas respiratórias provavelmente são absorvidas pelo corpo através das membranas mucosas da boca, nariz e olhos.
Isso pode ser feito através de:
  • abraçando e beijando
  • compartilhamento de utensílios para comer e beber
  • falando com alguém a uma distância de 3 pés (1,8 metros)
  • tocando alguém diretamente
Uma pessoa com o vírus pode espalhar a infecção deixando gotículas respiratórias em objetos, como maçanetas, campainhas e telefones. Estes são apanhados por outra pessoa.

É provável que o vírus permaneça ativo no ambiente por vários dias .
Fonte:


Comentários